Química Industrial, atuando como formuladora e técnica em adesivos industriais para os mercados de embalagens, moveleiro, automobilístico, têxtil e aeroespacial, Laura Sanchez Sanchez deu início às atividades de pesquisa em 1998, no desenvolvimento e fabricação de barreiras/coating para papel, com objetivo de criar embalagens ecologicamente corretas.

Em 2008, a Nathural Chemical Ltda, da qual é proprietária, iniciou suas atividades na fabricação de barreiras/coating para o mercado de embalagem, utilizando papel ou papel cartão para produtos alimentícios, substituindo alguns substratos. Em 2009, começa a desenvolver Coating/Barreira Selável para aplicação em papel, para substituir laminados plásticos, quando utilizado o fechamento de flow pack e stand pouch, contribuindo para o desenvolvimento de embalagens flexíveis ecologicamente corretas. A especialista é a entrevistada da Empapel News de janeiro.

Qual é o maior desafio para quem trabalha com barreiras em embalagens?

Trabalhar com coating/barreiras no Brasil é empolgante, porém desafiador. A novidade do tema traz consigo a necessidade de superar a falta de conhecimento técnico, um obstáculo significativo para o desenvolvimento dos coatings e das embalagens em que são aplicados. As legislações estão se adaptando, mas ainda há alinhamentos a serem feitos nos métodos de avaliação.

Como esse mercado de barreiras vem evoluindo e o que ainda falta alcançar?

Desde 1989, eu particularmente venho estudando o tema. Nossa primeira iniciativa foi em 1998, como lançamento do cartão para produtos congelados, e abertura de nossa empresa em 2008. Estamos muito felizes que mais empresas estejam interessadas em conquistar uma fatia deste mercado, indicando futuro promissor. Contudo, são necessários mais conhecimento técnico, testes qualificados, legislações adequadas e um compromisso real com embalagens sustentáveis.

Que nichos de mercado mais evoluíram?

No Brasil, alimentos congelados e fast food lideram, mas o mercado de embalagens flexíveis promete uma revolução no desenvolvimento de coating/barreiras mais avançados.

O comércio eletrônico impulsionou possíveis evoluções nesse sentido?

Motor da Inovação nas Embalagens: o comércio eletrônico está apenas começando a explorar o potencial dos coating;barreiras, mas será um player fundamental no desenvolvimento de embalagens técnicas, especialmente para o transporte de alimentos e medicamentos.

Quais são os tipos de barreiras existentes hoje no mercado?

Desvendando o Arsenal Atual! Vamos direto ao ponto! Na nossa empresa, estamos na linha de frente com um verdadeiro arsenal de barreiras para enfrentar qualquer desafio:

  • Umidade: mantemos produtos secos e intactos.
  • Gordura: atende o mercado de fast food.
  • Vapor d’água: garantimos proteção.
  • Oxigênio: mantemos a frescura dos produtos por mais tempo.
  • Temperatura: protegendo os papeis e papel cartão para terem resistência no microondas ou forno e proteger os alimentos.
  • Inibidor de Insetos: nada de surpresas indesejadas.
  • Fungicida: combate eficaz contra fungos indesejados.
  • Selável: fechamos o pacote com perfeição, selando-o hermeticamente.
  • Primers Coadjuvantes: potencializamos resultados para uma proteção imbatível.

E, para apimentar ainda mais a conversa, preparamos um lançamento bombástico: barreiras em pó estão a caminho!

Mas não é só aqui que as coisas estão fervendo! Lá fora, no mercado internacional, a movimentação é intensa no desenvolvimento de Barreiras para monomaterial de filmes e bioplásticos. Preparem-se, porque muitas novidades estão chegando ainda este ano! Estamos prontos para revolucionar o jogo das embalagens.

 

Fonte: 
https://empapel.org.br/entrevista-laura-sanchez-da-natural-chemical/
Fonte imagem: https://www.canva.com.br