O FATO
O papel é um dos produtos mais reciclados do mundo!
O processo de reciclagem do papel começa com você. O papel usado deve ser descartado corretamente para ser reciclado.
Um dos principais atributos ambientais do papel é que ele pode ser facilmente reciclado e utilizado para a fabricação de novos produtos. De fato, o papel é um dos materiais mais reciclados em todo o mundo.
O papel reciclado é uma importante matéria-prima para a indústria papeleira. No Brasil 67% de todo o papel usado é reciclado. Quando se trata de embalagens de papel, cartão e papelão, a taxa de reciclagem é ainda maior – 80% e 70% das embalagens de papelão ondulado são feitas com fibra reciclada.
As árvores para extração de celulose são cultivadas de acordo com os mais rigorosos métodos, com o objetivo de alcançar a mais alta produtividade e garantir a proteção ambiental. Isso é demonstrado pelo fato de que todas os cultivos de árvores para extração de celulose no Brasil são certificadas FSC ou PEFC. Estas são organizações internacionais e independentes que verificam a cadeia produtiva das árvores e atestam seu manejo adequado em relação aos impactos sociais e ambientais.
Para manter a qualidade, é importante que o papel seja coletado separadamente dos demais materiais. Durante o processo de reciclagem, é necessário remover contaminantes e, às vezes, também resíduos de tinta. A matéria-prima resultante pode ser utilizada para produzir papel 100% reciclado ou misturado com fibra virgem, dependendo das características de qualidade exigidas.
Tanto a fibra reciclada quanto a fibra virgem oferecem benefícios. Mas é importante ressaltar que não é possível produzir papel, papelão ou papelão ondulado apenas a partir de materiais reciclados.
Uma fibra pode ser reciclada várias vezes, mas não indefinidamente. A reciclagem de papel precisa incorporar uma certa quantidade de novas fibras, porque a celulose se deteriora toda vez que é reciclada. Além disso, diferentes tipos de papel exigem fibras virgens em sua composição para alcançar as propriedades técnicas certas. Finalmente, às vezes não há papel reciclável de boa qualidade em quantidade suficiente para atender à demanda. Aproximadamente 22% do papel utilizado não pode ser coletado ou reciclado.
Em suma, papel, cartão e papelão ondulado são produzidos com matéria-prima sustentável e renovável, seja a partir de árvores cultivadas ou de fibras recicladas. Dessa forma, o setor de papel e celulose está muito comprometido com o conceito de Economia Circular.
A fibra reciclada não existiria se a fibra virgem não fosse colhida, pois a demanda da sociedade por produtos de papel de impressão e embalagem não poderia ser atendida sem ambos. Para a produção de polpa virgem é necessário plantar árvores continuamente, o que ajuda a reduzir o efeito estufa.
Papel não é lixo. Recicle!
Fonte: Two Sides