O FATO

 

As florestas, se geridas de forma sustentável, desempenham um papel essencial na proteção do clima e da biodiversidade. Elas protegem o solo e os recursos hídricos, fornecem meios de subsistência a milhões de pessoas em todo o mundo e contribuem para o bem-estar das comunidades rurais e urbanas.

 

As florestas são um dos recursos mais valiosos do mundo e abrigam mais da metade das espécies animais e vegetais terrestres do planeta.

As florestas cobrem 31% da área terrestre total do mundo. No Brasil, correspondem a 58% do território – são 498 milhões de hectares de vegetação nativa. As plantações de árvores para a produção de celulose e papel alcançam cerca de 3,4 milhões de hectares (0,4% do território nacional).

Toda a celulose produzida no Brasil é obtida exclusivamente de árvores cultivadas para essa finalidade. Nenhuma árvore nativa é usada para produção de celulose e seus derivados.

As florestas reduzem o aquecimento global absorvendo parte do dióxido de carbono emitido pelas atividades humanas e, portanto, combatem as mudanças climáticas. A grande maioria da biodiversidade terrestre é encontrada nas florestas. Juntas, elas contêm mais de 60.000 espécies de árvores diferentes e fornecem habitats para 80% das espécies de anfíbios, 75% das espécies de aves e 68% das espécies de mamíferos.

As indústrias brasileiras de base florestal, incluindo o setor de celulose e papel, são responsáveis pela conservação de extensas áreas de vegetação nativa. São cerca de 0,6 hectares preservados para cada hectare cultivado. Além disso, os cultivos são feitos mantendo-se corredores ecológicos unindo as áreas de preservação, de modo a favorecer a biodiversidade. Graças a isso, nas áreas sob responsabilidade dessas empresas são encontradas 48% das aves brasileiras ameaçadas de extinção e 38% dos mamíferos.

 

As florestas afetam diretamente os meios de subsistência e têm importância recreativa e cultural

A maioria das sociedades do mundo tem alguma interação com as florestas e a biodiversidade que elas contêm. No entanto, todos os habitantes do planeta se beneficiam dessa biodiversidade, nos ciclos do carbono, da água e dos nutrientes e por meio dos vínculos com a produção de alimentos.

O setor florestal compreende a silvicultura, a indústria da madeira e a indústria de celulose e papel. As florestas fornecem mais de 86 milhões de empregos verdes em todo o mundo e são responsáveis pela subsistência de muito mais pessoas. No Brasil, as indústrias de base florestal geraram mais de dois milhões de empregos diretos e indiretos em 2020.

Das florestas do mundo, 80% são de propriedade pública. Fortalecer as instituições e legislações que preservam as florestas e os direitos dos seus habitantes tradicionais é fundamental para combater a crise ambiental. Para milhões de pessoas que vivem na pobreza, os recursos florestais e arbóreos não apenas fornecem alimentos, combustível para cozinhar e aquecer, remédios, abrigo e roupas, mas também funcionam como redes de segurança em crises ou emergências. As florestas são importantes para prevenir a erosão do solo, proteger o abastecimento de água e manter outras funções específicas do ecossistema.

“As florestas diminuem indiretamente a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos e água, filtrando a água e fornecendo combustível de madeira para cozinhar alimentos e ferver água. Isso é vital, pois as doenças diarreicas transmitidas pela água, por exemplo, são responsáveis por 2 milhões de mortes a cada ano.”
FAO, The State of the World’s Forests, 2020

Muitos países aplicam políticas e medidas específicas para proteger as florestas a fim de reconhecer e salvaguardar suas funções ecossistêmicas. Tais medidas incluem a identificação de florestas a serem designadas principalmente para fins de proteção e a restrição ou adaptação de certas práticas de manejo para melhorar as funções de proteção. As designações de florestas protetoras são de natureza administrativa ou resultado de decisões tomadas no contexto do planejamento do uso da terra e do manejo florestal e resultam em obrigações específicas relacionadas ao manejo prático.

 

Fonte: Two Sides