O FATO

 

Embalagens bem projetadas, produzidas eficientemente, adequadamente utilizadas e descartadas de forma correta, proporcionam múltiplos benefícios. São essenciais para prevenir danos ao produto e podem ajudar a prolongar a sua vida útil. Ajudam a melhorar a eficiência na cadeia de suprimentos e fornecem acesso seguro e conveniente às mercadorias. As embalagens comunicam informações vitais ao cliente, proporcionando uma ótima experiência para aqueles que recebem presentes ou itens de luxo. No entanto, escolhas ruins de materiais podem prejudicar tanto as marcas quanto o planeta.

O impacto no meio ambiente causado por materiais descartados pelo ser humano atingiu níveis críticos.

Há agora uma necessidade maior do que nunca de que as embalagens sejam sustentáveis ao longo de seu ciclo de vida. As embalagens devem incorporar o eco-design já no início da sua produção, usar matérias-primas de origem responsável e ser fabricadas utilizando processos eficientes e baseados em energia renovável. As embalagens devem ser reutilizadas sempre que possível ou recicladas. Ao final de sua vida útil, quando não for mais possível reutilizá-las nem reciclá-las, devem ser biodegradáveis.

As embalagens de papel são parte da solução. Elas são feitas de fibras de madeira, matéria-prima renovável. Também podem ser usadas fibras alternativas, como bagaço de cana-de-açúcar, por exemplo. Além disso, são muito recicladas e biodegradáveis.

 

A escolha sustentável

No Brasil e em toda a América Latina, as árvores usadas para extração da fibra virgem de celulose são cultivadas especialmente para essa finalidade. Todos os dias são cultivadas, na região, milhões de novas árvores para a produção de papel, cartão e papelão.

Papel, cartão e papelão estão entre os materiais mais reciclados em todo o mundo. A taxa de reciclagem chega a 70% no Brasil. Na Argentina 55% da matéria-prima para sua fabricação vem de papéis que foram reciclados. Em 2018, a taxa europeia de reciclagem de papel e papelão foi de 83% – a maior entre todos os materiais de embalagem.

As fibras de celulose têm sido recicladas e reutilizadas 3,8 vezes em média. No entanto, estudos mostram que esse ciclo pode ser muito expandido. Em condições de laboratório, as fibras chegaram a ser recicladas satisfatoriamente até 25 vezes.

 

 

Proteção do produto

 

A embalagem desempenha um papel essencial na minimização dos danos e na extensão da vida útil de um produto. Sem a devida embalagem mais produtos são perdidos, desperdiçando-se os recursos utilizados para a sua produção, o que impacta negativamente o meio ambiente.

A pandemia global teve uma enorme influência na maneira como os consumidores compram e como marcas e varejistas vendem seus produtos. À medida que as compras on-line cresceram muito – desde mantimentos até artigos de luxo – a demanda por embalagens de transporte também aumentou significativamente. As vendas mundiais por e-commerce cresceram 16% em 2020 e essa taxa deve subir para 22% ao ano até 2023.

Existem muitos tipos diferentes de embalagens de papel, utilizadas e adequadas tanto para embalagens de produtos quanto para o transporte. Exemplos incluem:

  • Caixas de papelão ondulado: são tipicamente usadas para a movimentação de mercadorias em grandes volumes e para delivery. A estrutura do papelão ondulado (ou corrugado) é muito eficiente na relação entre sua resistência e seu peso. Isso significa que essas caixas oferecem alta proteção com o dispêndio de pouca matéria-prima. No Brasil, 67% das embalagens de papelão ondulado são feitas a partir de materiais reciclados e 87% delas são recicladas após seu uso.

 

  • Caixas de cartão: são muito versáteis e amplamente utilizadas para conter e proteger os mais diferentes produtos, desde alimentos e medicamentos até itens de luxo como perfume e uísque. Caixas de cartão oferecem uma excelente combinação de proteção de produtos, estrutura leve e uma ótima superfície para impressão.

 

  • Caixas de bebidas: estruturas de papel e cartão em várias camadas são cada vez mais usadas para embalar uma ampla gama de líquidos. O maior mercado para essas caixas tem sido alimentos como sopas e bebidas (leite e sucos). Mas varejistas e proprietários de marcas têm ampliado o seu uso para embalar outros líquidos como detergentes, por exemplo.

 

  • Sacos para alimentos secos e rações: alimentos secos vêm sendo embalados em sacos de papel monomaterial, não revestidos, há décadas. Apesar da simplicidade deste tipo de embalagem, existem várias razões para que continuem a ser usadas. Estes sacos são fortes, fáceis e rápidos de encher, empilháveis em paletes, totalmente recicláveis (sem plástico), totalmente biodegradáveis, econômicos e atraentes.

 

  • Sacos de papel para delivery por correio: a alternativa de papel tem benefícios ambientais significativos. Uma Análise de Ciclo de Vida publicada em 2020 concluiu que a pegada de carbono de um saco de correio de papel virgem foi significativamente menor do que as alternativas à base de plástico.

 

  • Sacos de papel industrial: resistentes e duráveis, permitem que produtos de até 25kg sejam embalados com segurança. Papéis feitos especificamente para este fim utilizam fibras de celulose longas e fortes.

 

 

Preferida pelos consumidores

 

O uso de embalagens sustentáveis ajuda as marcas a se conectarem positivamente com os consumidores.

Uma pesquisa de 2021 constatou que os consumidores brasileiros estão adaptando seus comportamentos de compra para refletir a mudança das preferências ambientais. 54% preferem embalagens de papel por serem melhores para o meio ambiente. 43% acreditam que o indivíduo tem mais responsabilidade de garantir a redução do uso de embalagens não recicláveis que o governo, fabricantes ou varejistas. 58% considerariam evitar um varejista se soubessem que ele não está ativamente tentando reduzir o uso de embalagens plásticas não recicláveis.

Em outro estudo recente, 75% dos consumidores europeus dizem que o impacto ambiental das embalagens de um produto afeta seu processo de tomada de decisão. 77% disseram que pagariam mais por um produto se viesse em embalagens mais sustentáveis, com um em cada cinco dispostos a pagar adicionais 10% ou mais.

A embalagem de papel é feita a partir de materiais renováveis. É durável, atraente, reciclável e biodegradável. É um componente essencial da economia circular.

 

Fonte: Two Sides